Pular para o conteúdo principal

On the road - Bolívia - Day 8 - Adeus La Paz x Segundo perrengue

Depois de mais de uma semana em terras bolivianas, chegava o meu último dia na cidade de La Paz. Aproveitei minha última estadia dormindo e descansando bastante para esquecer a correria dos dias anteriores. Mas levantei, tomei um banho, arrumei minhas malas e fui para o último andar do hostel tomar meu último café da manhã: pão com presunto e ovo e suco. Quando eu percebi que o ovo estava meio cru desisti de comer o resto do sanduíche, pois estava com medo da famosa salmonela.

Partiu último dia - Foto by Évelin Karen

Barriga cheia, pé na areia. Andei pela cidade, tentando desvendar mais um pouquinho de La Paz. Aproveitei e consegui assistir uma missa na Catedral de San Francisco. Muito bom ouvir a palavra de Deus em qualquer canto do mundo!

Missa na Iglesia San Francisco - Foto by Évelin Karen

Depois da missa, saí pelas ruas da cidade e comecei a procurar as famosas lembrancinhas. Passeando pelas proximidades do Mercado de las Brujas encontrei um argentino que me ofereceu estadia num hostel por um preço muito convidativo. Como tinha passado os meus dias num lugar tranquilo, estava querendo passar minha última noite num lugar mais divertido.

Mercado de las Brujas - Foto by Évelin Karen

Buscando regalos - Foto by Évelin Karen

O argentino me levou no Hostel Musungu e resolvi fechar minha última diária lá. Fiquei hospedada em um quarto para 20 pessoas, por isso conheci gente de lugares que variavam de Lituânia a Argentina. Apesar do grande número de pessoas, o quarto era bem organizado, o banheiro limpo e, no final das contas, valia a pena o resultado da equação custo x benefício.

Depois de me instalar fui comprar mais lembrancinhas e procurar um lugar para almoçar. Escolhi um restaurante ao lado do hostel. O lugar era escuro e parecia meio sombrio, mas tinha bastante clientes. Pedi uma milanesa de frango com fritas e arroz e me surpreendi com um prato bem servido. Claro que não comi nem metade! Eram quase 15 horas.

O suposto culpado - Foto by Évelin Karen

Tomei algumas cervejas, caminhei, curti o bar que fica no último andar do hostel e no fim do dia fui tomar banho e descansar um pouco. Fiz amizades instantâneas que me chamaram para jantar, mas recusei o convite alegando que parecia que meu almoço estava na garganta. Dormi e acordei perto das 22:00 passando muito mal. Náusea, tontura, dores no estômago. Fui para o bar e pedi uma água para tomar um eno e o garçom ficou super preocupado comigo (acho que eu tinha mudado de cor). Para ele, meu mal estar nada mais era que soroche (mal de altitude), mas eu sabia que tinha algo errado. Fui para a cama e acordei às 23:00 correndo para o banheiro. Vomitei minha alma e até parecia uma bêbada que exagerou na balada. Estava me sentindo muito mal e tinha que acordar as 3:00 para ir para o aeroporto. Voltei para a cama, pois achava que dormindo o mal estar passaria, mas as 2 da matina corri para o banheiro e vomitei todo o resto de qualquer coisa que estava no meu corpo. Depois disso desisti de dormir. Arrumei minhas coisas e fiquei esperando o táxi que ia me levar para o aeroporto. É claro que ainda rolou um princípio de fight com o motorista que, inicialmente cobraria 50 bolivianos e depois decidiu que era 60. Aleguei que não tinha mais dinheiro e ele saiu puto e me xingando. Mas eu estava passando tão mal que só queria ir para um lugar com menos altitude para ver se meu mal era soroche mesmo... infelizmente não era.

Comprei gatorade, bolacha água e sal e fiquei esperando dar o horário do meu vôo. Na hora de passar pela alfândega me senti uma criminosa: eles tiraram absolutamente tudo da minha bolsa e abriram todos os bolsinhos para fiscalizar. Dei uma passadinha no Duty e comprei uma barra de Mylka por 5 dólares (metade do preço. se comparado com todos os outros Duty's). Achei que era um achado, mas quando cheguei no Brasil vi que o chocolate estava super barato porque estava vencendo. Vi as horas passarem até dar adeus de vez para a Bolívia e embarcar no meu voo com conexão em Lima antes de partir para Bogotá.  Muito fraca, eu só queria me teletransportar, mas voar era preciso.

No próximo post conto como foi minha chegada enferma na charmosa Bogotá.

Postagens mais visitadas deste blog

On the Road - Chapada dos Veadeiros

Olá galera bonita e descolada, viajantes e simpatizantes! Hoje vou compartilhar alguns detalhes da minha viagem para a Chapada dos Veadeiros. Desta vez, eu resolvemos aproveitar o feriado de 9 de julho (que ocorre apenas no Estado de São Paulo), para curtir as cachoeiras da Chapada.

Almécegas I - Foto by Évelin Karen
Embarcamos em um voo sábado de manhã para Brasília e alugamos um carro para chegarmos no povoado de São Jorge, na cidade de Alto Paraíso de Goiás. Quanto ao caminho percorrido, não é tão complicado chegar na Chapada, mas confesso que me perdi na saída de Brasília graças a falta de sinalização (ou seria minha falta de atenção?). No geral o acesso é fácil, a estrada é um tapete e cheia de retas. Dica: cuidado com as dezenas de radares em Brasília.
Chegando em São Jorge deixamos nossas coisas na pousada para começarmos o passeio. Nos hospedamos na pousada Luz do Sol que fica em frente ao armazém e farmácia do povoado. Ali próximos também ficam vários restaurantes, lanchonetes …

On the road - Bahia (Praia do Forte) - Parte 3

Quem acompanha meu blog sabe que já rolou um On the road Bahia Parte 1 e Parte 2, mas desta vez eu fui obrigada a voltar para a Praia do Forte. O motivo? Eu e mais 21 pessoas ganhamos a promoção Blogueiro de Resorts da Resorts Brasil. O prêmio? O meu foi um voucher com duas diárias no Resort Iberostar Bahia, mas os demais foram para outros 21 resorts espalhados pelo Brasil. Chato, não?
Praia do Forte - Foto by Évelin Karen
Chegamos na sexta à noite e ficamos encantadas com a estrutura do local: gigante! Banda ao vivo rolando no bar, espetáculo no teatro, balada depois das 23:00... Noite bastante agitada, mas tudo que queríamos era conhecer nossos aposentos e partir para o jantar.

Uma das laterais do Iberostar Bahia - Foto by Évelin Karen

Iberostar Bahia - Foto by Évelin Karen
Achei o quarto bastante espaçoso, camas confortáveis, curti a varandinha com varal para secar as roupas de banho, frigobar com várias bebidinhas. O único ponto negativo foi que o quarto estava com cheiro de mofo.

Noss…

On the road – Furnas/ Capitólio

O destino escolhido desta vez foi um dos que estão no Top 5 do momento: Capitólio! Então no post de hoje vamos ter muitas fotos de canyons, cachoeiras e águas cristalinas deste que também é conhecido como o famoso “mar de Minas”.
Pedreiras - Foto by Évelin Karen
Já começo o post com uma dica: vale a pena ficar hospedado em Passos. A cidade é maior, você encontra mais opções de hotéis, restaurantes e comércio, logo o preço final da sua viagem fica mais baixo. Nos hospedamos no Presidente Hotel situado no centro de Passos. Ótimas instalações, café da manhã delícia, a noite serviram caldo de cortesia para os hóspedes (pra quem curte vale a pena). Se escolherem se hospedar lá lembrem-se de um detalhe: peçam um quarto que não seja virado para a rua (porque o barulho de carros e pessoas na rua incomoda bastante).
Desta vez tive apenas um final de semana para aproveitar longe de casa. O jeito foi encarar a estrada sexta a noite, chegando em Passos quase as 2 da matina. Era o que tinha em oferta…